COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

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Marketing para o mercado de luxo e jardins verticais

Você concorda que jardins verticais são revestimentos verdes de alto padrão? Isso porque são artigos exclusivos e luxuosos, que representam determinado status social. Mesmo com a crise econômica e sanitária, o mercado de luxo foi o menos impactado e ainda passou a demandar ainda mais esse tipo de serviço. Mas, por que isso aconteceu?

Com as limitações de viagens e circulação, o capital que antes era absorvido por boutiques e turismo, passou para o setor de decoração e paisagismo. Afinal, com o cliente ficando mais tempo em casa, este se tornou o local de seus investimentos. No que se refere aos jardins verticais, temos que ter em mente que eles não são somente um revestimento de alto padrão, mas também um artigo de bem-estar (veja sobre biofilia).

Qual o segredo para atuar no mercado de luxo?

O mercado de luxo, apesar de parecer pequeno à primeira vista, é muito amplo. Mas, você sabe o que é luxo?

O conceito clássico define o luxo como algo exclusivo, raro, de marca com tradição, de alto valor e qualidade, ligado ao símbolo de status. E a sua concepção contemporânea inclui ainda o experiencial, sensitivo e ao bem-estar emocional. E se pensarmos o paisagismo e a decoração, o que inclui os jardins verticais, veremos que esses serviços se encaixam perfeitamente no mercado de luxo. Assim, antes de trabalhar a marca da sua empresa, seu marketing e vendas, procure entender sobre esse mercado e as necessidades do cliente de produtos de luxo.

A técnica de networking é um ótimo começo para entrar em contato com esse mercado. Além disso, se você pretende atingir o mercado de luxo é preciso gerir sua empresa para tal: a gestão da empresa, a construção da sua marca, a qualidade do seu produto e o atendimento são questões que impactam diretamente em suas vendas, em especial, para quem você vende.

Mesmo que alguns clientes não se importem com preços e estejam dispostos a pagar pelo seu serviço, deve haver algum diferencial que faz com que você se destaque no mercado e capte clientes mais refinados. Tal diferencial pode ser desde a imagem que você passa até os materiais de alto padrão que você utiliza, bem como os fornecedores. Além disso, o comportamento da empresa faz muita diferença. Clientes de luxo desejam um atendimento de alto padrão, desde a vestimenta dos seus funcionários até a forma de comunicação.

Portanto, o segredo para vender para o mercado de luxo é ter uma equipe bem estruturada e treinada, uma comunicação assertiva (saiba ouvir o seu cliente) e vender qualidade e valor. Esse tipo de atendimento não deve ser seletivo, mas sim universal, ou seja, atenda todo e qualquer cliente da mesma maneira e com a mesma atenção. Dessa forma, sua empresa só tenderá a crescer e você estará cada vez mais inserido num mercado luxuoso, consequência de um trabalho bem-feito, nobre e de alta qualidade.

Dicas para começar a vender para o mercado de luxo

Sabendo que o mercado de luxo é caracterizado pela exclusividade, valores e comunicação assertiva, separei algumas dicas especiais para você lapidar sua empresa e iniciar vendas incríveis para esse mercado.

  • Invista em marketing

Apesar das grandes marcar serem amplamente conhecidas por todo o público, para que chegassem (e se mantivessem) no topo, ouve uma jornada de posicionamento e marketing muito bem planejado. Assim, um marketing bem-feito te levará aos clientes certos. Não produza conteúdos muito apelativos, seja natural, elegante e aberto. O branding deve ser bem trabalhado. Dessa forma, você conquistará clientes com alto potencial de compra.

  • Propague a singularidade da sua marca

A identidade da marca é o que a torna única frente aos concorrentes. E é essa singularidade que irá “colar” sua marca como superior. Além disso, essa identidade se distanciará de comparações com outras marcas, porque o cliente comprará valores e exclusividade, jamais um mero produto: eis o poder do status social.

  • Ofereça experiência

Não reduza sua venda ao produto. O seu cliente não pagará somente por um jardim vertical, mas pela experiência de tê-lo. Mostre ao cliente todos os benefícios e curiosidades do revestimento exclusivo que ele está adquirindo. Destaque as escolhas das plantas como essência do projeto que você construiu com base no desejo do cliente. Conte a história, crie uma conexão entre o cliente e o produto. Essa conexão estará diretamente relacionada a sua marca.

  • Capriche no atendimento

O cliente de luxo quer um atendimento impecável, rápido, exclusivo, cordial e com discrição. Oriente a sua equipe continuamente para manter esses valores vívidos na sua empresa. Tenha um pós-venda muito bem estruturado. Lembre-se que um cliente bem atendido propagará sua empresa para muitos outros clientes.

Exclusividade e experiência…

Agora que você entendeu que o segredo das vendas é vender não somente o produto, mas também exclusividade e experiência ao cliente, você está preparado para alcançar o sucesso e realizar vendas de alto padrão, alinhadas com seus valores. Divulgue sua marca, sua qualidade e, principalmente, a exclusividade que você pode oferecer na venda de jardins verticais profissionais.

 

Redação: Bruna Camargo Correa

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