COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

cadastre-se e descubra como se diferenciar no mercado

Como elaborar o orçamento de jardins verticais?

Você sabia que a apresentação do seu orçamento, bem como o detalhamento do produto vendido, se bem-organizados aumentam o seu potencial de venda? É no momento do orçamento, depois de já ter visitado e conversado sobre o seu diferencial, que o seu cliente irá decidir se ele poderá adquirir o jardim vertical sonhado. E acredite: o orçamento não envolve somente o dinheiro em si.

Importância do orçamento

É a partir do orçamento que você terá a noção de todos os custos da obra, desde o primeiro contato com o cliente até a finalização do jardim vertical, o que revela a importância de ser desenvolvido com atenção, para não surgirem custos surpresas.

Através do documento do orçamento que se obtém o valor final do projeto e execução do jardim vertical e do lucro da sua empresa, itens que irão te assegurar a efetividade da obra. Sem um orçamento cuidadoso, que preveja os gastos e lucros da empresa, poderá faltar capital para o desenvolvimento da obra, prejudicando financeiramente a sua empresa e decepcionando o seu cliente.

Apresentação do orçamento

O documento do orçamento não deve se limitar apenas ao preço que será pago pelo cliente e às formas de pagamento. Um jardim vertical profissional é uma aquisição de alto padrão, portanto entregue um documento à altura da sua empresa.

Lembre-se que o documento é um elemento “frio”, ou seja, mesmo que você faça o seu melhor, a primeira coisa que o cliente vai olhar será o preço. Então, equilibre a frieza dos números: seja claro e mantenha a elegância e valores da sua empresa.

Acrescente sua logomarca, preze por uma letra de tamanho agradável, ajuste as margens do arquivo e mantenha o texto justificado e rigorosamente revisado. Além disso, privilegie uma linguagem clara e explicativa, que retome de forma resumida os argumentos de venda como o diferencial da empresa, a importância da irrigação e os materiais de qualidade que serão utilizados.

Montando o orçamento

Tenha em mente que o orçamento deve ser enviado o mais rápido possível, demonstrando comprometimento com o cliente e aproveitando o momento de empolgação para garantir sua venda. Na Acer Haus desenvolvemos uma planilha capaz de finalizar o orçamento em até uma hora.

Então, logo após finalizar a visita ao cliente e ter as medidas, informações sobre ponto de água, ponto de energia elétrica e iluminação natural (não é possível projetar um vertical sem iluminação natural), nós já podemos enviar o orçamento, em cerca de 24h. Essa é uma boa forma de otimizar o seu trabalho.

Quanto aos princípios do orçamento, observe como ele deve ser desenvolvido:

  1. Premissas:

    O primeiro passo é organizar todas as informações disponíveis sobre a obra que será realizada. Desde o método construtivo, a equipe, os materiais até os fornecedores. Utilize uma planilha para organizar esses dados, assim será mais fácil de analisar depois. Nesse momento, você fará a descrição das principais características do jardim vertical que será projetado, como o número de paredes e suas respectivas medidas, a quantidade de módulos (considerando com e sem espaçamento), a quantidade de cuias (plantas adultas) e bandejas (plantas jovens), o sistema de irrigação, o substrato, a drenagem, a mão de obra e as questões comerciais como impostos, lucro, transporte, diária dos funcionários, serviços administrativos, projeto (design do vertical) etc.
    Após descrever tudo o que será necessário para realização da obra e analisar os dados, você irá montar a composição de valores. Para cada informação que você descreveu, atribua os valores, desde os materiais e mão de obra até os gastos com funcionários, escritório, bem como a margem de lucro da empresa. Por isso é prático montar uma planilha, pois alguns custos serão padronizados, assim ficará mais fácil de formar o orçamento.
  2. Resumo dos resultados:

    Este é o momento em que você irá fazer o cálculo geral e apresentar o preço a ser pago pelo seu serviço, considerando todo o gasto e lucro da empresa. Seja bem-organizado, o ideal é informar quantidades e valores sem muito detalhamento. Não complique a compreensão do cliente. O detalhamento de peças e afins pode fazer com que o cliente queira buscar preços mais baixos, desconsiderando suas parcerias com fornecedores e relação de confiança com outras empresas, bem como influenciando na qualidade do seu trabalho.
    Então, descreva os itens de forma geral (módulos, substrato, drenagem, sistema de irrigação, mão de obra, plantas, andaimes – se necessário -, gastos comerciais) e indique seus respectivos valores. É possível gerarmos 4 opções de orçamentos diferentes (adapte às opções na sua empresa, sem exagerar):

    a) sem espaçamento e com cuias;
    b) sem espaçamento e com cuias e bandejas;
    c) com espaçamento e com cuias;
    d) com espaçamento e com cuias e bandejas;

    Lembre-se sempre de destacar que a melhor opção é a sem espaçamento e com cuias e bandejas, e que o valor pode ficar mais em conta, a depender do caso, se utilizar espaçamento. Essa opção é a que melhor irá atender as expectativas do seu cliente, pois como serão misturadas espécies jovens e adultas, não preenchendo o vertical de cara, as plantas tendem a crescer e cobrir toda a parede. Isso faz com que a beleza do vertical impressione cada dia mais.
    De quebra é sempre bom colocar uma margem de erro no custo dos materiais e serviços, dessa forma você não sairá no prejuízo. Assim, teremos o resumo que irá compor a proposta que você enviará ao cliente. Na sua proposta, chame o orçamento de investimento, a fim de mostrar ao cliente que jardins verticais não são uma mera compra, mas sim um investimento exclusivo que trará beleza e bem-estar.

Orçamento feito!

Pronto! Agora que você listou todos os seus gastos e sua margem de lucro, e somou tudo obtendo o preço final, chegou a hora de enviar a proposta de orçamento ao cliente. Envie um arquivo cuidadosamente revisado e de alto padrão, fazendo jus ao valor que o cliente irá investir. O próximo passo é acertar a forma de pagamento e elaborar o contrato, para isso solicite o auxílio de um advogado que assegurará os seus direitos e os direitos do seu cliente, para que nenhum cobre do outro além do combinado. Boas vendas!

 

Redação: Bruna Camargo Correa

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Pinterest