COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

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Networking para especialistas em Jardins Verticais

Você sabe o que é networking? Se não, você precisa conhecer. Sempre me preocupo em não distanciar as técnicas de execução dos jardins verticais das técnicas de gestão e marketing, porque não tem como construir uma empresa de sucesso sem pensar nesses dois aspectos. E networking é uma forma de marketing de rede. Assim, falar de networking é muito importante para qualquer pessoa e acredite se quiser, mas você já fez isso e talvez nem saiba. Nesse artigo vou te revelar a importância do networking para os especialistas em jardins verticais e como colocar intenção nesse tipo de comportamento tão benéfico.

Networking: o que é e para que serve?

O networking é uma atividade que objetiva construir uma rede de relacionamentos que envolvem assuntos de trabalho em comum. Pode parecer confuso, mas é como se você criasse e trabalhasse para manter uma rede de pessoas que podem te ajudar no seu trabalho (e que você pode ajudar também), seja presencialmente ou virtualmente. A sua rede pode ser composta por outros especialistas em jardins verticais, mas também por especialistas em outras áreas relacionadas, como telhados verdes ou lagos ornamentais. Ela também vai incluir clientes, arquitetos, jardineiros, engenheiros, designers de interiores, decoradores, paisagistas, fornecedores de plantas etc. Ou seja, é uma rede de trabalho colaborativa, intangível e muitas vezes informal. E cada um constrói a sua rede. – Ah, então para eu participar de uma rede de trabalho colaborativa eu preciso ser um especialista? Não, mas é através do networking que você passará a ser visto como um!

O objetivo do networking não é unir pessoas que atuam somente a mais de 10 anos na área ou que possuem cargos mais altos nas empresas, então se você está começando, você já está qualificado para começar a construir a sua rede, sendo esse um ótimo meio de aprender, receber conselhos e indicações de novos trabalhos, ou seja: é uma forma excelente de alavancar sua empresa através de parcerias. Assim, é uma oportunidade criar um ambiente que, independentemente de quem você é, irá te ajudar (bem como você pode ajudar outras pessoas).

E se preocupar com networking significa que você irá aprender a se relacionar tanto com jardineiros, como com arquitetos e engenheiros. Vai procurar entendê-los e ajudá-los com suas habilidades, para que se tornem verdadeiros “colegas” de trabalho, independente se são ou não da mesma empresa. Portanto, um bom networking depende de uma postura, um comportamento, que visa cultivar e estreitar o relacionamento com uma rede de pessoas que trocam informações, conhecimentos e se indicam mutuamente para colaborar em um determinado setor.

Como fazer um networking no nicho dos verticais?

O princípio básico do networking é cultivar sua rede de contatos e não somente ter contatos. Dessa forma, é importante que você não esteja lá somente para receber, mas também ofereça algo, nem que seja somente ouvir o outro, pois isso é a essência da comunicação e dos relacionamentos, afinal ouvir também faz parte da relação de troca. Se você acabou de conhecer um ótimo paisagista, por exemplo, não se limite a pegar o número do telefone dele, mas entre em contato de tempos em tempos, perguntando como ele está, como anda o trabalho, desenvolva um verdadeiro relacionamento que pode ir além da parceria, e que não raro, pode se desenrolar numa grande amizade.

Quando comecei a atuar na área dos verticais, percebi que um contato que eu precisava fazer era com arquitetos, pois isso me abriria portas para ser recomendado. Eles são os especificadores e muitas vezes o jardim vertical está no projeto deles, muito antes de você fechar com o cliente. Então, eu procurei estar entre eles e criei a oportunidade de desenvolver o networking. E sabendo que uma forma de fazer o networking acontecer é por meio das redes sociais, procure seguir e acompanhar o trabalho dos arquitetos e paisagistas da sua cidade e interaja com eles, seja comentando nos posts do feed ou nos stories, pois isso fará com que eles também confiram o seu trabalho, até que oportunidades comecem a surgir. É importante ressaltar que não é bacana implorar ou pedir trabalho, mostre o seu valor, ofereça seus serviços despretensiosamente e construa uma credibilidade para que a relação de troca aconteça. Mas não force, nem insista.

Hoje em dia as redes sociais são um ótimo meio para criar contatos, observe, por exemplo, quem são seus seguidores: são pessoas que possuem os mesmos interesses que você? Que trabalham no seu nicho? Elas sabem o que você faz? A partir dessas perguntas você poderá formar contatos extraordinários e aumentar o seu potencial de venda, pois além de reconhecer os seus potenciais compradores (leads) e os seus futuros contatos, você poderá adaptar o seu tipo de postagem e os assuntos que irá abordar dentro do seu nicho.

Dicas para começar a fazer networking

O segredo é a constância, não adianta esperar que do dia para a noite você já terá os mais variados contatos dentro do seu nicho, como eu já reforcei: é uma relação de troca. Pensando que você irá começar a buscar seus contatos, separei algumas dicas:

  1. Qualidade e relevância dos contatos: não adianta ter 50 contatos, mas não interagir com nenhum, então prefira ter 5 com os quais você troca informações, ouve e interage no geral, assim o seu potencial de venda e parceria será maior. Além disso, a busca de contatos deve ser estratégica, ou seja, reflita como aquela pessoa pode colaborar com o seu negócio e você com o dela.
  2. Aproximação cuidadosa: lembre-se que implorar parceria não é um bom negócio, não se torne um chato, mas mostre o seu valor e o que você tem a oferecer. Comece com interações básicas (comentários relevantes nas redes sociais, por exemplo), dúvidas sobre o trabalho do outro, sempre respeitando o espaço de cada um. Evite comentar somente com emojis ou elogios simples. Descreva o que te chamou atenção no post do outro, por exemplo. Ele vai prestar muito mais atenção em você.
  3. Esteja sempre atualizado: é importante se manter atualizado tanto no que compete ao seu nicho, quanto ao que se refere à sua rede de contatos, lembrando que a constância da comunicação e do aprendizado é o segredo.
  4. Esteja atento(a) aos interesses em comum: sempre prefira manter contato com aqueles que possuem os mesmos interesses e princípios que você, pois, além de ser mais fácil, essa pessoa pode ser uma ótima parceira para trabalhos e companhia para cursos e eventos.

Assim, o networking precisa ser interessante para ambos os lados, não uma relação de interesse de apenas um lado, afinal o conceito é colaborativo. A partir dele você irá encontrar oportunidades e construir muito conhecimento, então espero que você comece a colocar em prática hoje mesmo. E lembre-se, o segredo para um bom networking é a constância. Plante suas sementes, cuide delas regularmente e algumas com certeza irão frutificar.

Redação: Bruna Camargo Correa

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