COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

cadastre-se e descubra como se diferenciar no mercado

Seja líder: como montar uma equipe eficiente de jardins verticais

Todo empreendedor deseja ter uma equipe bem treinada e independente, e dentro do paisagismo e da jardinagem não é diferente. É muito importante que sua equipe esteja alinhada com os valores da empresa e saiba exatamente qual o papel de cada um, para uma organização eficiente, de forma que a empresa cresça exponencialmente. Mas, você sabe por onde começar? Vem comigo que vou te explicar como ter e liderar uma equipe de qualidade no nicho dos jardins verticais.

Valores essenciais de uma empresa

Os valores de uma empresa são alinhados a partir do empresário, por isso é algo que surge sem ser necessário anotar num papel para colocar em prática, já está internalizado no fundador para que ele transmita e cobre de seus funcionários. Então, apesar de muitas empresas possuírem valores semelhantes, cada uma tem sua individualidade. Portanto, não será você, empresário paisagista, que irá alinhar seus valores ao da sua equipe, mas a sua equipe deve se alinhar aos valores já determinados por você.

Uma equipe executora de jardins verticais, por exemplo, precisa estar totalmente alinhada para uma boa prestação de serviços. Assim, se os funcionários estiverem organizados para realmente trabalhar em equipe irão prestar um serviço de qualidade e com maior agilidade, respeitando o espaço do cliente e sem fazer muita bagunça ou sujeira (e caso façam devem limpar e organizar em conjunto). Isso significa que com valores e objetivos bem estabelecidos a equipe trabalha em sincronia.

Quando fundei a Acer Haus estabeleci 5 valores principais para compartilhar com a equipe e nos manter alinhados como empresa:

  1. Orgulho: equipe empolgada com o trabalho, desde o planejamento até a entrega.
  2. Técnica: equipe bem treinada para que a técnica seja o diferencial da empresa.
  3. Comprometimento: equipe que honra a empresa e seja comprometida com o cliente.
  4. Inovação: não queremos ficar parados no tempo, por isso, buscar inovar em todos os sentidos é essencial.
  5. Reconhecimento: equipe leal com a empresa, com o cliente e com as empresas parceiras.

Esses são os 5 valores principais que minha equipe precisa internalizar para atuar na Acer Haus. Além deles, cada membro da empresa tem seus valores pessoais que sempre agregam no dia a dia, fazendo com que um aprenda com o outro. Há valores que não precisam ser mencionados aqui (mas, precisam ser destacados para a equipe) como o respeito e a educação nas ações e conversas, seja com o cliente ou com outros funcionários, a honestidade com os colegas e o chefe, a ética no trabalho, entre tantos outros indispensáveis. Assim, a competência do funcionário você já tem, agora é preciso manter um alto nível de profissionalismo para espalhar o verde pelo Brasil.

Como formar uma equipe eficiente?

Sua equipe deve ser totalmente independente, porque você não poderá estar em todas as obras. Mas, como garantir que a equipe vai agir de forma coerente com os valores da empresa sem sua presença? Primeiramente, é preciso manter uma boa comunicação, sempre reforçando esses valores e demonstrando confiança em cada pessoa que compõe o quadro de funcionários. Para te ajudar separei 7 dicas:

  1. Acompanhamento: a partir de um perfil comportamental de seu funcionário, estabeleça metas que possam colaborar com o crescimento profissional dele, considerando as habilidades individuais. Assim, você incentivará o funcionário de forma individual, mas também a equipe como um todo, valorizando a evolução profissional.
  2. Focar num objetivo comum: a equipe precisa caminhar para um mesmo sentido, então estabelecer objetivos incentiva o trabalho colaborativo com base na expectativa do gestor, alinhando os valores da empresa com a atuação em equipe.
  3. Seja líder: você é a figura de poder da sua empresa, então se deseja que ela cresça é o seu papel fazer isso acontecer. Portanto, saiba ouvir seus funcionários, saiba delegar e cobrar tarefas e seja um modelo para eles seguirem, sempre dando retornos sobre cada um, objetivando formar novos líderes.
  4. Espaço favorável para comunicação: ofereça a oportunidade da sua equipe opinar e discordar um do outro. Isso favorece um diálogo saudável e colaborativo, além de gerar novas ideias que podem contribuir com a empresa. Essa ação também favorece relações honestas e transparentes, evitando desentendimentos.
  5. Boa organização: no dia da obra se há 4 funcionários eles precisam ser distribuídos em funções diferentes, isso para que o serviço renda e seja entregue com a qualidade máxima. Para que isso aconteça, sua equipe precisa deixar a competitividade de lado e privilegiar a colaboração.
  6. Incentivos: como um bom líder, incentive seus funcionários a participarem de cursos e eventos paisagísticos. Isso não só aumentará o desempenho e animação de cada um com o trabalho, mas também mostrará que a empresa se preocupa com o crescimento profissional.
  7. Reconhecer esforços: reconhecer e elogiar as ações positivas da sua equipe é muito importante para manter a motivação e mostrar que eles são necessários para o sucesso da empresa.

A harmonia entre os funcionários é de extrema importância para o sucesso da empresa, tanto nas relações sociais quanto nos objetivos profissionais. Então, se você quer ter uma empresa de jardins verticais profissionais, não basta contratar funcionários competentes: lidere sua equipe com sabedoria, valorizando cada membro e guiando todos para o caminho do sucesso.

Redação: Bruna Camargo Correa

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

PARTICIPE! DE 08 A 12 DE NOVEMBRO
100% Online gratuito