COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

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Fidelize seus clientes com a manutenção dos verticais

A manutenção é uma ótima oportunidade para fidelizar seu cliente.

A fidelização de clientes é uma estratégia de marketing que objetiva vender mais para um mesmo cliente, bem como ser recomendado por ele. E quem não quer isso na sua empresa? Afinal um produto ou serviço de qualidade é o que vai fazer a sua empresa se perpetuar no mercado.  Serviços ruins, que abandonam os clientes à própria sorte, acabam se tornando a imagem da sua empresa, mesmo que você tenha tido um grande esforço na hora da venda. No caso dos jardins verticais, uma forma de fidelizar clientes é através da manutenção, tanto a preventiva quanto a corretiva. Mas, por que a manutenção? Bom, a manutenção é uma técnica de pós-venda que valoriza seu cliente e a sua empresa. Fica comigo para entender como e porque fidelizar clientes com a manutenção.

Por que fidelizar clientes com a manutenção?

A essência da fidelização de clientes é um serviço de qualidade. Essa prática objetiva estreitar relacionamentos a partir do seu valor profissional. Por isso, a manutenção é uma ótima oportunidade para você fidelizar os seus clientes, porque ela permite que você tenha um novo contato com o cliente.

Trabalhar com a manutenção dos verticais é mais simples do que parece. Sempre recomendo a prática da manutenção preventiva, pelo menos de 6 em 6 meses. Para executá-la entre em contato com o cliente e explique que chegou a hora de realizar a manutenção preventiva, a qual objetiva verificar o funcionamento do sistema de irrigação e a estrutura geral do vertical (saúde das plantas, poda, drenagem, substrato, adubação etc.). Claro que você não fará o serviço gratuitamente, então cobre uma taxa justa, pois o objetivo não é lucrar com a manutenção, mas sim manter o padrão do seu trabalho. Além do cliente ficar animado com o check-up do vertical, ele também irá te admirar como profissional. Ah, e isso irá render um bom portfólio atualizado e a oportunidade de oferecer outros serviços, como uma irrigação automática para o paisagismo externo, um novo projeto ou até mesmo cortar a grama.

A manutenção corretiva ocorre quando o cliente identifica um problema e te chama para resolver. Essa também é uma oportunidade de fidelização, porque você pode aproveitar e bater um papo com o seu cliente sobre o vertical, explicando o problema e como ele foi resolvido, bem como oferecer outros serviços. Também será possível identificar se há mais algum outro problema evitando um segundo chamado. Em ambas as manutenções mantenha um alto padrão de atendimento, escute seu cliente e mostre que você está mais do que disposto a resolver o problema com eficiência.

Portanto, fidelizar clientes com a manutenção é uma forma de manter a qualidade do seu projeto, sempre demonstrando o interesse em manter o alto padrão e a exclusividade que você vendeu. Isso é a prática de pós-venda, também conhecida como “Sucesso do Cliente”, tão necessárias não somente para jardins verticais, como para outros serviços de paisagismo, que precisam de acompanhamento para ficarem sempre exuberantes.

5 dicas para fidelizar clientes de verticais

Os clientes fiéis te oferecerão negócios contínuos, ou seja, eles optam por comprar de você pela satisfação com o serviço prestado. Para mais, isso gerará o famoso marketing raiz: o boca a boca. Seus clientes fiéis se tornarão o seu maior marketing, pois ao oferecer um serviço de qualidade e um alto padrão de atendimento a eles, você não só os conquista como também é recomendado para os amigos e familiares. Então, confira algumas dicas para fidelizar clientes:

  1. Mantenha um atendimento de alto padrão: o atendimento de qualidade faz com que a experiência do cliente seja única, portanto, desde o primeiro contato até o pós-venda, tenha um padrão de atendimento de qualidade.
  2. Antecipe as necessidades: a manutenção preventiva demonstra extrema preocupação em manter a qualidade do seu projeto no pós-venda, então faça dela uma prática essencial da sua empresa.
  3. Tenha uma equipe bem treinada: o foco da sua equipe deve estar na satisfação do cliente. Sempre esteja em dia na comunicação com os integrantes da sua equipe, reforçando o padrão de atendimento e de execução da obra.
  4. Saiba aceitar e agradecer críticas, sugestões e elogios: ouça o que o seu cliente tem a dizer, essa é uma prática humilde que vai aprimorar seu relacionamento com o cliente, bem como com fornecedores e empresas parceiras.
  5. Ofereça outros serviços: enfatize, sem ser inconveniente, que você trabalha com outros tipos de serviços paisagísticos, dando a oportunidade de o cliente fechar outra venda.

O pós-venda é o segredo, portanto, se você é um especialista em projeto e execução de jardins verticais, sempre busque ser um especialista no atendimento e no pós-venda também. Se preocupe em manter a qualidade do seu serviço, evitando problemas para o seu cliente e deixando-o satisfeito com a exclusividade do vertical profissional que ele adquiriu.

Redação: Bruna Camargo Correa

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