Você já parou para refletir que sua relação com o cliente não precisa acabar na entrega do jardim vertical? Isso porque um bom empreendedor sempre quer manter por perto o cliente conquistado, já que conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter os clientes que a empresa já possui. Neste artigo você entenderá a importância do pós-venda para o crescimento da sua empresa.
O que é o pós-venda?
São 3 as etapas de negócio mais importantes para uma empresa de jardim vertical: a venda, a execução e o pós-venda. O pós-venda é uma etapa do processo de venda que acontece após a compra do produto, tendo como objetivo fidelizar o cliente, de forma que a empresa poderá continuar oferecendo serviços e valores a ele, gerando mais vendas e indicações, bem como a consolidação da sua marca.
Nesse sentido, o pós-venda mantém um relacionamento com o cliente, garantindo a qualidade do vertical vendido, como também a satisfação do seu cliente, o que pode gerar o antigo e funcional marketing “boca a boca”, de modo que você será recomendado pelo seu serviço de qualidade e irá aumentar suas vendas.
Portanto, o pós-venda diz respeito não só a fidelizar o seu cliente para que ele continue comprando da sua empresa, mas também ao investimento indireto na prospecção de novos clientes. Porém, você sabe como aplicar o pós-venda numa empresa de jardins verticais?
Manutenção: pós-venda para jardins verticais
Considerando que um jardim vertical é composto por diferentes espécies de plantas, as quais precisam de supervisão para se manterem saudáveis e, consequentemente, manter a beleza do jardim vertical, uma das melhores oportunidades de contato pós-venda para uma empresa de verticais é a manutenção.
Há dois tipos de manutenção: a corretiva e a preventiva. A manutenção corretiva é quando o cliente entra em contato para que você solucione um problema. Já a manutenção preventiva ocorre para evitar a corretiva, de maneira que você fará visitas periódicas num intervalo de 6 em 6 meses, para buscar possíveis problemas, como pragas e doenças, checar o nível de substrato, verificar possíveis vazamentos, identificar problemas na drenagem ou até mesmo realizar a poda.
Tenha em mente que a manutenção preventiva será a maior aliada do pós-venda, pois você demonstrará ao seu cliente sua preocupação em manter a saúde e beleza do jardim vertical, deixando-o satisfeito por ter escolhido a sua empresa.
Além disso, a manutenção também pode conquistar novos clientes de verticais que você não executou, mas precisou consertar e se mostrou preocupado em manter o vertical saudável e com uma boa estrutura. Assim, de nada adianta você entregar um vertical incrível e abandoná-lo depois. A manutenção é uma ótima forma de você manter o relacionamento com o seu cliente, bem como manter a qualidade e exclusividade do seu serviço.
Lembre-se que os verticais finalizados são o cartão de visita da empresa e que o pós-venda permite não só o cliente comprar mais, como também indicar a empresa para colegas e familiares, por isso a manutenção não deve objetivar uma grande margem de lucro.
Bônus: CRM
Você já ouviu falar sobre CRM? É um software conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM irá automatizar e administrar o relacionamento com o cliente, a partir de dados básicos. Basta você cadastrar o cliente no sistema, incluindo o último contato com ele (especificando os objetivos e resultados desse contato).
A partir desse cadastro, o software irá te alertar quando for necessário realizar um novo contato com o cliente, seja para perguntar se está tudo bem com o jardim vertical ou oferecer um serviço de manutenção. Genial e prático, né? Aproveita essa dica: os aplicativos mais famosos que oferecem esse serviço são o Pipefy e Pipedrive.
Fidelizando clientes…
Agora que você já sabe a importância de incluir a cultura do pós-venda na sua empresa, você está preparado para aumentar suas vendas e a qualidade do seu serviço. Lembre-se que a aquisição de um jardim vertical não diz respeito somente à conquista do revestimento verde, ou seja, a experiência do cliente seja antes, durante ou após a compra merece total atenção.
Redação: Bruna Camargo Correa