COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

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Instagram: portfólio de jardins verticais

Você sabe o que é um portfólio e a importância dele para o crescimento da sua empresa de jardins verticais? É a partir dele que os seus futuros clientes poderão fechar uma venda com sua empresa, já que o portfólio provará o seu valor e capacidade para realização da obra. Nesse artigo, vamos entender o que é um portfólio e como aplicá-lo em uma empresa de jardins verticais.

O que é um portfólio?

O portfólio é uma coleção dos seus melhores trabalhos, espaço em que você mostra o seu potencial ao cliente. É uma espécie de “documento” em que você irá registrar suas experiências profissionais, que objetiva tanto atrair clientes como fechar vendas. Ele será construído aos poucos, conforme você realizar trabalhos de valor para incluir na coleção.

Antigamente, os profissionais organizavam seus trabalhos em pastas (portfólio físico), mas, atualmente, com a ascensão das redes sociais, podemos criar portfólios virtuais, como ocorre no Instagram, por exemplo. Nesse sentido, tenha em mente que o portfólio é a vitrine da sua empresa, ou seja, é por meio dele que o cliente irá desejar o seu produto.

Como criar um portfólio?

Para criar um portfólio, seja físico ou virtual (em pdf, no Instagram ou em um blog) é preciso estratégia. Primeiramente, apresente sua empresa, com uma história resumida e valores bem-definidos, reforçando uma credibilidade inicial. Posteriormente, destaque quais são os serviços oferecidos (ex: jardins verticais, irrigação paisagística, telhados verdes) e inclua fotos para ilustrar cada serviço. Também é relevante mostrar a composição da sua equipe, clientes/projetos famosos e informações de contato que levem o cliente até você.

Os jardins verticais são de beleza encantadora, os projetos são uma espécie de arte para qualquer amante de plantas, portanto, tratando-se de uma forma de arte, a imagem é TUDO. Um bom portfólio precisa mostrar a personalidade da sua empresa, então selecione as melhores fotos de projetos especiais para compô-lo. O seu estilo deve ser a essência do seu portfólio. Use o seu melhor ao seu favor.

Instagram: portfólio digital

Você já deve ter percebido, mesmo que não goste das redes sociais, que é quase uma obrigação as empresas possuírem uma conta comercial para divulgarem o seu trabalho e serem encontradas pelos seus clientes. É claro que possuir um portfólio em pdf ou site é muito importante, pois é mais objetivo e profissional para enviar ao cliente durante a negociação e gerar uma venda com maior assertividade. Mas, o Instagram é uma ótima extensão do seu portfólio.

O Instagram, rede social de vídeos e imagens, tornou-se uma ótima vitrine virtual para empreendedores. Assim, se você desenvolver um feed organizado e estratégico ele se tornará um ótimo portfólio do seu trabalho. Separei três dicas importantíssimas para você fazer do Instagram o seu portfólio:

1. Tenha um perfil profissional voltado para sua empresa

Não misture o perfil pessoal com o profissional. Se você fizer isso a foto do Natal em família estará ao lado da foto do seu melhor vertical e vai virar uma bagunça. Separe os perfis e crie conteúdos de acordo com o seu nicho, transmitindo credibilidade. No Instagram você pode mostrar a rotina de trabalho da empresa, como ocorrem as obras, quem são os funcionários, quais são os seus melhores projetos e qual o seu diferencial. Tudo isso pode ser feito de forma estratégica, buscando a credibilidade profissional dos seus seguidores e possíveis clientes.

2. Tenha uma biografia estratégica

A bio do Instagram é a apresentação do seu perfil/empresa. Você precisa utilizá-la de forma clara e objetiva, com informações relevantes para o seu cliente. Informe sua área de atuação, especialização (ex: paisagista, especialista em jardins verticais), seu contato e um link para o seu site/portfólio. Ela será o primeiro contato do cliente com a sua empresa, então capricha!

3. Sempre tire foto dos verticais

Não importa o tamanho ou estilo do jardim vertical projetado, sempre tire fotos. Fotografe o antes, durante e depois. Mostrar o processo para o seu cliente é importante para que ele enxergue a diferença que o revestimento verde é capaz de causar no ambiente. Mesmo que você não vá postar as fotos, também é legal você ter para acompanhar a sua evolução profissional.

Vendendo e postando…

O Instagram é o mais novo portfólio, uma ferramenta de venda capaz de atingir centenas de pessoas e fazer com que várias conheçam o seu trabalho. Portanto, se ter um portfólio já é importante para atingir um alto potencial de venda, ter uma rede social que colabora para consolidar sua empresa no mercado e alcança muito mais pessoas é ideal para empreendedores atuais. Aproveite as dicas e use sua criatividade para divulgar seu trabalho!

 

Redação: Bruna Camargo Correa

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