COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

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Empreendedorismo: estruturando uma empresa de jardins verticais

Você já pensou em como começar a sua empresa de jardins verticais? No início, para qualquer empreendedor, tudo é muito novo e isso não quer dizer que você está livre para cometer erros bobos, muito pelo contrário: estudar sobre negócios e entender como funciona uma empresa é o primeiro passo para fazer dar certo.

Primeiros passos

Ao fundar uma empresa de jardins verticais é comum que o empreendedor saia investindo o caixa em equipamentos, materiais, entre outros gastos que dão a sensação de crescimento empresarial. Mas, o que poucos sabem, é que o caixa é o maior patrimônio da sua empresa, ou seja, é ele quem vai custear a operação do dia a dia.

O primeiro passo para edificar uma empresa é o planejamento, e junto ao planejamento é preciso ter conhecimento do que exatamente você quer fazer acontecer. Reflita qual será a essência da sua empresa, quais são suas expectativas e quais estratégias você pode utilizar para conquistar seus objetivos.

A partir disso estude a amplitude do seu negócio. Avalie se há empresas que oferecem o mesmo serviço que você e busque um diferencial para se destacar no mercado. Nesse momento, você já estará rascunhando a sua marca.

Não se preocupe tanto com o investimento em ferramentas e equipamento, você sempre pode lançar mão de alugar equipamentos e terceirizar uma equipe que já seja equipada com as ferramentas necessárias, por exemplo. Prefira fazer esse investimento aos poucos.

Estruturando uma empresa de verticais: 6 dicas essenciais

Em primeiro lugar saiba que para iniciar um negócio é preciso muito planejamento e saber onde você está pisando. Nada de fazer as coisas por impulso: estude, pesquise, busque informações, leia. Pensando nisso, separei algumas dicas essenciais para você estruturar uma empresa de jardins verticais, com base na minha experiência:

  1. NÃO alugue um escritório: no início você precisa se preocupar em conquistar clientes e não será necessário ter um espaço físico para isso, já que você visitará o cliente na casa dele. Depois que sua empresa já estiver estabilizada, você poderá pensar em ter um espaço com mais calma, principalmente, para que o administrativo trabalhe lá.
  2. Crie uma marca: para captar clientes eles precisam relacionar o seu nome a uma marca, então invista em ter uma logomarca bacana e uma rede social/site que passe credibilidade. Sua marca será cada vez mais conhecida conforme você deixa sua identidade nos verticais projetados, então capriche!
  3. Faça parcerias: fornecedores, gardens, arquitetos, decoradores e até mesmo engenheiros são ótimas fontes de parceria. Essa é uma relação de troca que beneficia ambas as partes e se você está iniciando é uma ótima forma para começar a ser visto (e recomendado) no mercado.
  4. Faça mais do que verticais: no início conquistar clientes pode parecer difícil, então faça um pouco de tudo, sempre destacando que sua especialidade são os jardins verticais profissionais. Às vezes cortar a grama do vizinho pode te gerar o fluxo de caixa necessário!
  5. NÃO parcele suas vendas: o máximo que você pode negociar com o cliente é 50% do valor antes da obra e 50% ao final, mas jamais parcele em mais vezes ou aceite 100% ao final da obra. Lembre-se que no início temos pouco capital e não temos estoque, então é o dinheiro do cliente que irá comprar o material da obra.
  6. Estude gestão: há diversos conteúdos gratuitos e acessíveis sobre gestão de empresas para você consumir. Se você quer que sua empresa cresça e deseja construir uma equipe de sucesso, estude para que você saiba o caminho certo para crescer.

Rumo ao sucesso…

Sua empresa não irá iniciar faturando muito, mas com persistência e organização você será referência na sua região em breve. No início você será seu chefe e seu funcionário, mas a cada cliente conquistado sua equipe irá aumentar, bem como os valores da sua empresa estarão mais sólidos. Então, seja pé no chão, mas também seja corajoso e construa sua empresa de jardins verticais sem medo, para espalhar o verde pelo Brasil.

 

Redação: Bruna Camargo Correa

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