COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

cadastre-se e descubra como se diferenciar no mercado

Destaque-se no paisagismo com jardins verticais


O que te destaca no paisagismo? Se você não sabe responder essa pergunta é preciso repensar o seu diferencial e começar a se mexer para se tornar referência na sua região. Mas, não se desespere, isso não acontecerá de uma hora para outra e para te ajudar a dar o primeiro passo, vou te revelar o que julgo essencial para você se destacar no paisagismo com jardins verticais.

Como começar a se destacar?

O paisagismo conta com diversos serviços que podem te destacar no mercado, um deles é a execução de jardins verticais profissionais. Mas, como começar a se destacar? Bom, saber executar verticais não é tudo: também é necessário conhecer sobre o empreendedorismo para vender e disso eu não sabia nada. Então, não foi da noite para o dia que consegui fundar a minha empresa, demorou um tempinho e exigiu bastante esforço, planejamento, dedicação e pensamento positivo.

Tenha em mente que o que vai te diferenciar no mercado é um conjunto de fatores e não somente suas técnicas. Portanto, primeiramente saiba o que você quer, com o que deseja trabalhar dentro do paisagismo? Ao responder essa pergunta a sua caminhada terá um percurso mais direcionado. Se você, paisagista, quer fazer um pouco de tudo, saiba que isso não impede você de ser especialista em algo. Fazer mais de um serviço é ótimo para empresa, mas ser reconhecido como um especialista em jardins verticais, por exemplo, irá te colocar num lugar exclusivo do mercado.

Assim, aquele que decide se aprofundar em algum aspecto do paisagismo, acabará chamando mais atenção e se destacando. E existem muitas áreas de especialização como os telhados verdes, lagos ornamentais, piscinas naturais, jardins naturalistas, hortas urbanas, renderização em 3D, representação artística do projeto… enfim, opção é o que não falta. No caso dos verticais, o destaque que você pode conquistar é imenso, pois é um serviço exuberante, encantador e de alto padrão, e com demanda crescente, que o torna um excelente nicho de mercado.

Outro ponto importante é conhecer o mercado em que você atua e estar sempre atualizado. Saber cada detalhe do seu nicho aumenta seu potencial de venda e de relações profissionais, reforçando você como um profissional diferenciado. Um exemplo é quando conversamos com o cliente e damos informações de primeira mão, como “o sistema de irrigação é o que fará do vertical a solução para você, deixando as plantas sempre saudáveis e bonitas, além de configurar um vertical profissional” ou “segundo o botânico parceiro da empresa o ideal é mesclar plantas adultas e jovens para que a beleza seja exponencial”. Portanto, o conhecimento pleno do seu trabalho e o contato com outros profissionais te ajudarão a se destacar como profissional.

Imagem da sua empresa

Quem nunca julgou um livro pela capa, não é mesmo? Se tem uma coisa que seu cliente irá reparar é na sua imagem e isso não diz respeito ao seu rosto, mas sim ao da empresa. Por isso, você precisa manter uma identidade visual nas suas redes sociais, bem como um atendimento de alto padrão, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda. Seu Instagram será o maior portfólio que poderá criar, assim abuse das fotos e vídeos que mostram o resultado do seu trabalho e o dia a dia da empresa, bem como conteúdos que ressaltam o seu diferencial.

Uma forma, eu diria indispensável, de manter a credibilidade é estar uniformizado: personalizar uma camiseta não é caro e isso demonstra muito comprometimento e profissionalismo. Além dos uniformes, sempre utilize equipamentos de segurança na obra, tanto pelo nível da sua empresa quanto pela sua segurança e a dos seus funcionários. Tudo isso irá configurar a sua empresa como comprometida com o trabalho que se propôs.

Assim, a prestação de serviço precisa ser de qualidade sempre respeitando o espaço do cliente e trabalhando com seriedade. Então, mantenha-se atualizado sobre o seu nicho e se mostre interessado em eventos e cursos da sua área. Ficar parado no tempo não irá te dar destaque nenhum. E se tem um conselho que eu posso te dar sobre esse assunto é: sonhe alto e trabalhe com muita dedicação para conquistar seus objetivos, pois se você quer se destacar e se configurar como uma empresa de alto padrão é preciso agir como tal.

Primeiros passos para se destacar com jardins verticais

Em resumo, os primeiros passos para iniciar essa jornada rumo ao sucesso são:

  1. Estude empreendedorismo e vendas: há diversos conteúdos gratuitos e acessíveis, desde perfis no Instagram, vídeos no YouTube, até livros e cursos curtos, que podem te ajudar muito.
  2. Faça contatos com outros profissionais: manter contato com outros paisagistas, arquitetos, gardens e lojas de móveis de área externa é uma ótima forma de se destacar, porque ao mesmo tempo que esses contatos podem te recomendar você também pode fortalecer o potencial de venda deles. Uma excelente relação de troca, não é?
  3. Se especialize: você pode ter uma empresa de paisagismo e oferecer diversos serviços, mas se tornar especialista em algo é muito mais relevante do que saber um pouco de tudo. Então, busque cursos na área que você mais gosta.
  4. Divulgue seu trabalho: ficar escondido não irá te oferecer destaque algum, então use e abuse das novas tecnologias, como o Instagram, para divulgar sua empresa. Mostre os resultados, os bastidores e compartilhe conteúdo do seu nicho. Além disso, as redes sociais são um ótimo meio para realizar o primeiro passo, afinal são acessíveis e não é preciso gastar com mídias para começar a aparecer.

Redação: Bruna Camargo Correa

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

PARTICIPE! DE 08 A 12 DE NOVEMBRO
100% Online gratuito