COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

cadastre-se e descubra como se diferenciar no mercado

Como usar Espaçamento entre Módulos: O Caso Vimme

Jardim Vertical recém implantado na Vimme Móveis

Aqui na Acer Haus, utilizamos o método construtivo da Plastwall, mas o que pouca gente sabe é que não instalamos necessariamente os módulos lado a lado, de forma a fechar o espaço destinado ao jardim vertical. Alguns clientes, tem a necessidade de um jardim com espaçamento. Mas o que é isso? Vem comigo nesse artigo que vou te explicar. Para exemplificar, vou utilizar o exemplo de um cliente e parceiro aqui de Curitiba, a loja de Móveis para Área Externa: Vimme Móveis.

Espaçamento entre módulos: o que é e como fazer?

A recomendação do fabricante é instalar os módulos um do lado do outro, e isso vale tanto para o sentido horizontal quanto para o sentido vertical. Se você seguir a recomendação, não será necessário impermeabilizar sua parede, pois o plástico do módulo irá protegê-la e não deixará a água passar. Além disso, os módulos assim instalados permitem um rápido fechamento do vertical, uma vez que as plantas estarão mais próximas. Mas, em algumas situações, você também pode espaçar esses módulos (recomendo 15cm no máximo), de forma que haverá uma redução considerável de módulos, e consequente economia de substrato e plantas, ou seja, o vertical terá um preço abaixo do comum, muitas vezes viabilizando o projeto, de acordo com o orçamento planejado pelo cliente.

Você deve estar se perguntando o que acontece com o espaço entre os módulos: no início será possível enxergar tanto o espaçamento quanto os módulos, mas com o tempo as plantas irão cobrir, por isso devemos escolher espécies volumosas e pendentes, com crescimento rápido a moderado, em especial para o design com espaçamento. Para melhorar a aparência e não ficar uma parede clara com os módulos pretos aparecendo, mesmo que somente no início, é usual pintarmos a parede com uma tinta para piso preta fosca, uma das mais baratas que você encontrará para essa função.

Além disso, é preciso pensar também na linha de gotejo, que compõe o sistema de irrigação. Em ambientes fechados, como na Vimme, é preciso intercalar os módulos de acordo com o espaçamento, para que sempre que houver um orifício de gotejo na linha do espaçamento, a água não caia no chão. Logo, a instalação espaçada também precisa ser pensada estrategicamente, para melhor atender o seu cliente, sem criar problemas.

Opções para você projetar o vertical

Na Acer Haus essas opções que irei listar já são incluídas no processo de orçamento, fazemos isso para dar a liberdade de escolha ao cliente, mas sempre reforçando qual é a melhor opção para o ambiente em que o vertical será instalado. Além da disposição dos módulos, há também a disposição das plantas: o ideal é usar 50% de cuias (plantas adultas) e 50% de bandejas (plantas jovens), de forma que, conforme as plantas jovens crescem e as adultas se adaptam, o vertical fica cada vez mais bonito.

Nesse sentido, considerando que em um módulo cabem 2 cuias ou uma bandeja, a economia de plantas, substrato e módulo fica em torno de 40%, diferença considerável. Assim, a opção de vender com espaçamento permite que você amplie seu público, já que adquirir um vertical não é um investimento baixo, logo, é a maneira possível ampliar seu leque de clientes. Portanto, as opções que você pode oferecer ao seu cliente, são:

  • módulos sem espaçamento, com 50% cuias e 50% bandejas (ideal).
  • módulos sem espaçamento, com 100% cuias (menor custo-benefício).
  • módulos com espaçamento, com 50% cuias e 50% bandejas (melhor custo).
  • módulos com espaçamento, com 100% cuias (menor custo-benefício).

O motivo dos verticais que são projetados apenas com plantas adultas serem de menor custo-benefício, é o fato de que as plantas, ao serem plantadas adultas, apesar de terem um efeito impactante logo no momento do plantio, acabam tendo sua beleza reduzida logo nos primeiros meses. Isso acontece, porque as plantas adultas tendem a demorar mais a se recuperarem do estresse da mudança do viveiro para o vertical, perdem e amarelam folhas nesse processo, enquanto as mudas jovens se adaptam e crescem mais rapidamente. Logo, com um mix de plantas jovens e adultas, que são permitidas crescer e se desenvolver no próprio ambiente do vertical, temos a possibilidade de ver o vertical mais bonito conforme o tempo passa. Lembre-se de sempre deixar essas razões bem claras para o seu cliente.

Vimme Móveis: Design Externo

Na loja de móveis para área externa, foram projetados dois jardins verticais, um em cada andar, que visto de fora parece ser um só. Com cerca de 30m² de beleza verde, com a opção técnica de espaçamento entre os módulos, o vertical coube no orçamento para a decoração da loja almejado pelo cliente.

A Vimme Móveis é uma loja de móveis para área externa e é muito importante que todos os paisagistas conheçam alguma loja especializada em móveis para área externa e que seja de qualidade. Mas, por quê? Bom, ao adquirir um jardim vertical, em especial quando projetado na área externa, o cliente vai querer curtir o espaço, não só pela beleza, como também pelo contato com à natureza, então é importante você ter contatos para recomendar e até fechar uma parceria para executar o “design de exterior”, assim seu cliente ficará mais satisfeito e a burocracia de finalizar o espaço será menor. Portanto, tenha mais esse diferencial para poder conversar com seu cliente e com o arquiteto parceiro. Por isso, seu repertório e networking é muito valioso e somente irá agregar no seu poder de venda. Em tempo, os móveis do nosso Showroom, na Apolar Concept, são todos da Vimme Móveis.

Conheça a Vimme Móveis: https://vimme.com.br/

Redação: Bruna Camargo Correa

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

PARTICIPE! DE 08 A 12 DE NOVEMBRO
100% Online gratuito