COMO EXECUTAR JARDINS VERTICAIS ESPETACULARES?

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O Jardim Vertical como diferenciação profissional

A diferenciação profissional através da especialização em jardins verticais podem ser a chave da virada do seu negócio de paisagismo ou jardinagem

O mercado dos jardins verticais ainda tem muito para ser explorado, em especial na atualidade, pois ele está começando a ser visto como um nicho cada vez maior e mais importante do paisagismo. Com isso, você precisa se mostrar com um diferencial em relação ao serviço que oferece, de forma que passe credibilidade e autoridade ao seu cliente. Com um trabalho bem-feito, você começará a receber clientes de forma orgânica, tornando-se referência no mercado e conforme for se consolidando, atrairá também os especificadores, como arquitetos, paisagistas, decoradores e engenheiros, que passarão a conhecer o seu trabalho e te indicar.

O que é a diferenciação profissional e por que ela é importante?

Ter um diferencial no seu ramo profissional, independente de qual seja, é o que te dará destaque na sua área. Assim, tal destaque é um processo que deve ser adquirido a partir muito estudo, seja através de leituras técnicas, assim como através da participação em cursos e eventos, de forma que você se torne um especialista naquilo que deseja (se você está lendo esse artigo, você já deu o primeiro passo para atingir um diferencial!). Outra ação importante é manter contato com outros profissionais da área, criar e fortalecer um verdadeiro networking com colegas de cursos e afins, como também realizar trocas de conhecimentos com profissionais de outras áreas. No caso dos jardins verticais, os arquitetos e engenheiros sempre têm muito para compartilhar e são ótimas parcerias. Assim, você passará a ser conhecido não só pelo que você faz, mas por quem você é. Portanto, na medida em que passa da fase de oferecer seu trabalho e começa a se tornar conhecido, você será buscado na sua área como referência. Você deixa de correr atrás de clientes e eles passam a correr atrás de você.

Mas, para atingir essa fase é preciso estabelecer um foco, que será sua diferenciação profissional. Quando estudei paisagismo estabeleci como foco o ramo dos verticais e dentro dessa área o sistema de irrigação é o meu diferencial, por oferecer ao cliente facilidade e beleza do produto que ele comprará. Uma beleza que só aumenta com o passar do tempo, com jardins verticais muito duráveis. Com isso, depois de me especializar e me consolidar como especialista dos jardins verticais passei a estudar outros ramos do paisagismo, de forma que hoje considero a Acer Haus como uma empresa de engenharia focada em jardins.

A diferenciação profissional não é importante somente para o reconhecimento e o retorno financeiro, porque se você trabalha com algo que gosta ela será sempre uma forma de se manter não só estável, mas também realizado(a). Quem trabalha com plantas sabe que é sempre um prazer estar na presença da natureza diariamente e levar o verde para a vida das pessoas, agora imagina ser reconhecido(a) por algo que você decidiu aprimorar e estudar para poder manter a qualidade do seu trabalho? Não tem preço, não é mesmo? Afinal, o custo de uma especificação será pago com a qualidade de seu trabalho. Então, a importância de ter um diferencial está no seu crescimento pessoal e profissional.

No paisagismo, o profissional tem o tamanho do cliente, isso porque quanto maior o cliente, maior o orçamento para projetar e executar um trabalho de qualidade e de alto padrão. Assim, construirá um portfólio bacana que gerará cada vez mais interessados, diferente de quem não faz um serviço personalizado de cliente para cliente. Por isso, no paisagismo, assim como em outras áreas, o diferencial é uma peça-chave para te fazer crescer como profissional e empresa, de forma que você será o especialista na sua área.

Sabemos que por mais que o poder aquisitivo influencie muito na compra de um jardim vertical, a qualidade e garantia irá determinar o seu cliente a escolher o melhor para ele. Assim, no processo do orçamento é importante explicar ao cliente o diferencial da sua empresa: como você trabalha, quais as condições, questões importantes e as garantias do seu serviço.  Ele precisa perceber a sua qualidade profissional, e você deve ajudá-lo nesse processo. Não espere que ele adivinhe. Além disso, no caso dos jardins verticais, é importante oferecer um acompanhamento, um verdadeiro pós-venda, com manutenção preventiva, reforço de substrato e afins. O pós-venda se torna, além de um diferencial de qualidade, também uma excelente oportunidade de oferecer novos serviços e produtos. Portanto, o fato de você se tornar um(a) especialista e realizar um bom atendimento somente agregará ao poder de ter um diferencial.

Redação: Bruna Camargo Correa

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